O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA SE TORNAR UM GROWTH HACKER?

A busca de empresas por profissionais de Growth Hacker cresce cada vez mais. Você tem interesse nessa carreira ou busca por esse profissional? Entenda qual é o papel de um Growth Hacker, suas principais atividades e quais são as características fundamentais para que esse profissional precisa ter!

PARAR DE APRENDER NÃO É UMA OPÇÃO.

Tá, mas o que é Growth Hacking?

Carinhosamente chamado de growth é uma área relativamente nova, o Growth Hacking combina marketing, análise de dados e tecnologia.

Para colocar de forma simples, o Growth Hacker coloca em prática experimentos tendo como foco principal o crescimento sustentável e escalável.

A prática do Growth Hacking teve início nas startups do Vale do Silício e se tornou popular principalmente entre as startups, uma vez que permitia que encontrassem meios de atingir crescimentos capazes de competir com grandes empresas.

Hoje as empresas veem o growth como a estratégia ideal, que se encaixa com a necessidade de ser flexível, ágil e guiado por dados.

E quais as características fundamentais do Growth Hacker?

Geralmente o profissional que trabalha com Growth Hacking tem um perfil mais generalista, ou seja: tem conhecimentos em várias áreas e se especializa em um ou dois pontos diferentes.

De modo geral, algumas competências são essenciais para trabalhar como Growth Hacker:

1.Curiosidade

Uma das principais características é a curiosidade: muitas vezes é ela que vai fazer com que o profissional mergulhe em análises para entender o que está acontecendo, como as estratégias estão performando e pesquisar novas estratégias para entregar bons resultados.

2. Perfil analítico

Outro termo que “entrou na moda” no mundo do marketing durante os últimos anos é o data drive. O profissional data driven é o profissional guiado por dados.

É fundamental que o Growth Hacker entenda como fazer uma análise, como interpretar os dados e como se orientar por eles. Afinal, ninguém quer apostar milhares de reais em uma decisão tomada meramente por achismos.

3. Focado em crescimento

O principal objetivo de um Growth Hacker, como o próprio nome já diz (Growth significa crescimento em inglês), é o crescimento.

Ou melhor, o crescimento contínuo com o menor investimento possível. Assim, todas as ações desse profissional são voltadas para essa finalidade.

4. Criatividade

Ter capacidade de pensar fora da caixa e trilhar caminhos que fogem do óbvio é fundamental quando falamos de buscar grandes resultados utilizando o mínimo de recursos possível.

5. Rapidez

Experimentos frequentemente são projetos de médio ou longo prazo, então precisam ser colocados em prática e analisados rapidamente, de modo que novos testes e novas análises possam ser realizadas.

Quanto mais rápido aparecer o resultado de um experimento, mais rápido será aplicado um novo teste, caso necessário.

6. Paciência

Apesar da rapidez, é preciso entender que tudo leva tempo. É preciso ter paciência para compreender as limitações dos projetos e saber esperar a hora certa de colher os resultados.

Ninguém quer colocar um teste em prática e abortá-lo antes do prazo, colocando tudo a perder, não é mesmo?

Respeitar o tempo estabelecido para o teste é essencial para o sucesso dos resultados.

7. Resiliência

E, por último, é de extrema importância ser um profissional resiliente. Entender que nem todo experimento vai ser um sucesso e que ao final de cada experimento existe um novo teste para ser feito.

Afinal Growth Hacking é isso: testar, testar e testar. Com certeza algumas tentativas não vão dar certo.

Alguns profissionais apontam que 80% dos testes costumam falhar, então não se preocupe.

Conclusão

Entendeu porque o Growth Hacker se tornou tão popular ao longo dos últimos anos?

É importante ressaltar muitas empresas, apesar de não contarem com uma pessoa com o “título” de Growth Hacker, possuem uma cultura muito voltada às características associadas ao profissional.

Ou seja: uma vez que a mentalidade do Growth Hacking é compreendida, é possível aplicá-la em qualquer empresa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.