Marketing Doméstico x Marketing Internacional

Entenda as diferenças entre o marketing doméstico e o marketing internacional!

Há uma grande diferença entre os grandes mercados internacionais e os mercados domésticos, e por causa destas diferenças, é possível observar que há formas distintas de se enxergar o marketing para os dois tipos de mercados.

Pois é sobre as diferenças entre o marketing doméstico e o marketing internacional que vamos tratar neste artigo, mostrando como entender estas diferenças pode fazer uma empresa, por exemplo, ter ou não ter sucesso em seus negócios.

Marketing doméstico

Voltado para o mercado interno, o marketing doméstico se dá em cima de um processo que já está estabelecido, principalmente por causa do conhecimento maior sobre o funcionamento e sobre a lógica deste mercado local.

É por meio desta proximidade com a lógica e o funcionamento dos mercados locais que o marketing doméstico permite que ações pontuais sejam direcionadas, bem como também permite que o desenvolvimento de produtos também possa ser feito de modo mais direcionado.

Com o marketing doméstico, uma empresa pode, por exemplo, estruturar o funcionamento de sua área de comunicação, bem como também de sua área de logística, já que as entregas, por exemplo, poderão ser feitas de modo mais simples, bem como toda a distribuição de produtos dentro de pontos de venda também.

Marketing internacional
Igualmente importante e muito ligado aos mercados internacionais, entendendo seu funcionamento e a sua lógica, o marketing internacional funciona de forma bem similar à do marketing doméstico.

No entanto, o marketing internacional acaba apresentando certos aspectos que o distanciam completamente do marketing doméstico, permitindo que uma nova análise seja feita em cima das diferenças entre os dois.

O primeiro destes aspectos é a maior preocupação para com a análise do ambiente, que se dá em virtude do fato de que toda a sua atuação se dá em outros mercados, ou seja, em outras economias.

É fundamental que seja feita este tipo de análise, já que é por meio dela que se pode entender, entre outras coisas, as diferentes legislações existentes dentro do amplo mercado internacional.

O outro aspecto que diferencia e distancia o marketing internacional do marketing doméstico é a maior preocupação com a distribuição dos produtos, que se dá, em muitos casos, cobrindo distâncias muito maiores do que as distâncias que seriam cobertas dentro do mercado interno.

Com estes dois aspectos particulares, o marketing internacional acaba se apresentando como um tipo de marketing mais amplo e mais complexo em relação ao marketing doméstico.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Redes sociais

Mais popular

Quer receber dicas de marketing

Receba dicas exclusivas do growth Hacker

Não é spam, são dicas e práticas para você vender mais na internet.

Categorias

Marketing Digital 3.0

Relacionados

Como ganhar dinheiro online através do marketing de afiliados?

Nesta era moderna, as compras online inteligentes se tornaram uma tendência proeminente. O marketing de afiliados se tornou a maior influência do mercado e da indústria em expansão financeira, tornando milhões de pessoas financeiramente livres. O dinheiro não cresce em árvores, mas o marketing de afiliados é a melhor coisa para ganhar dinheiro sentado na frente do computador em qualquer lugar.

O que é marketing de afiliados?

Afiliado marketing é uma tática de marketing baseado em desempenho em que um varejista, tipicamente […]

Como compactar imagens para rankear melhor

Muita gente não sabe, mas a velocidade de carregamento de um site é um dos principais fatores de SEO que o Google leva em consideração para o rankeamento.

Isso significa que, quanto mais leves forem as suas páginas, mais rápidas elas serão — e, consequentemente, mais chances você terá de alcançar as primeiras posições nas buscas. Por isso, compactar imagens é algo extremamente importante.

Neste conteúdo, você vai entender como esse processo funciona e descobrirá como comprimir ou compactar imagens e […]

Os 5 Melhores Programas de Afiliados

Com o aumento do número de pessoas com acesso à internet, o marketing de afiliados aparece como uma boa opção para se ganhar uma segunda renda. Com tantos programas por aí, fica difícil escolher a melhor, pois cada um tem uma maneira diferente de se começar e variadas taxas de comissão.

O que é o Marketing de Afiliados?

O Marketing de Afiliados é uma maneira de ganhar comissões através da promoção de produtos ou serviços para negócios ou companhias, das quais você […]

O que esperar do marketing na música em 2021?

2020 foi um ano turbulento, que mudou a maneira de consumirmos, com tendências que foram aceleradas, enquanto outras acabaram perdendo o sentido. A indústria da música foi uma das mais afetadas, onde teve que se adaptar de vez ao digital, substituindo os shows pelas lives, os ingressos por ouvintes mensais e outras tantas reviravoltas ao longo desses meses. Mas, em 2021: o que esperar do marketing na música?

Inteligência de dados

A inteligência artificial já consegue compor músicas baseadas em análises de […]