Marketing digital 3.0: 4 dicas e mais de 10 ferramentas.

O que são estratégias de marketing digital?

São todas as ações digitais que possuem uma mensuração de dados detalhada, possibilitando assim, criar uma base de informação para melhorias e otimizações de resultados. Não só pensando em estratégias com fim de vendas, mas também ações que visam otimizar as ferramentas para trazer mais tráfego, mais leads , e etc.

A palavra de ordem quando se pensa em um trabalho focado em resultados no marketing digital é otimização! Focar na melhoria constante para atingir melhores resultados em seu plano de marketing.

1-Acostume-se a olhar os números

Às vezes parece um pouco redundante falar de marketing digital para resultados, afinal, o objetivo é sempre conseguir bons resultados com ações de marketing.

A diferença está na forma como definir ações e analisar seus resultados, os dados serão ponto chave aqui. Por isso, você precisa se tornar um profissional data driven, ou seja, ser guiado pelos números.

Criar uma rotina de análise de dados é essencial para que isso se torne um hábito e cada vez mais você consiga implementar ações com base em números.

Nossa dica, comece com uma rotina semanal de análise de dados. Um mesmo dia e horário reservado na agenda para o seu encontro com os números. Já deixe marcado na agenda para você não acabar deixando ele de lado se alguma situação mais urgente aparecer.

Aos poucos você começará a se acostumar com essa rotina e até começará a sentir falta dela.

2-Estude sobre Growth Hacking

Você já deve ter ouvido falar sobre Growth Hacking? Muitas empresas estão buscando cada vez mais implementar técnicas de Growth em sua empresa, pelo fato que essa mentalidade ajuda no desenvolvimento rápido de negócios.

Mas o que é Growth Hacking? Essa estratégia é também conhecida como marketing orientado a experimentos. O criador do termo Sean Ellis definiu esse termo para nomear o que ele já vinha fazendo para as empresas que trabalhava, que era encontrar brechas e oportunidades para aplicar experimentos de melhoria e, consequentemente, impulsionar o crescimento da empresa.

Um exemplo para ficar mais claro, a área de marketing avalia que na sua estratégia de tráfego orgânico, os conteúdos do blog estão chegando na primeira página do Google, mas poucos estão chegando nas três primeiras posições. Eles acreditam que se mudarem o Título (ou Meta Título) vão conseguir aumentar o número de cliques e alcançar as primeiras posições. Assim, eles definem como experimento alterar os meta títulos de 10 conteúdos, ao final de dois meses (tempo necessário para ter uma resposta mais certa), eles avaliam se o resultado foi positivo. Se sim, eles aplicam esse experimento em vários outros posts.

Esse foi um exemplo básico e resumido, mas existem dezenas e dezenas de materiais que falam de Growth Hacking.

3-Defina suas métricas principais

Não basta somente separar um horário para analisar os números, é importante ter em mente quais são as métricas essenciais para o negócio andar.

Dependendo da sua posição na empresa, as métricas analisadas serão diferentes. Independente de em qual cargo você esteja, não defina mais de 5 métricas principais para o seu trabalho funcionar, até porque, dados de mais em alguns momentos podem mais confundir que ajudar.

No caso de um profissional que trabalhe com marketing digital para resultados, as métricas principais poderiam ser: Visitas Totais, Visitas Tráfego Orgânico, Visitas Mídia Paga, Taxa de Conversão em Leads e ROI (Return on Investment).

4-Ferramentas de marketing digital de resultados

A verdade é que toda ferramenta, seja para criar uma nova campanha ou medir os dados da mesma, pode ser considerada uma ferramenta de marketing digital para resultados. Aqui, vamos dar algumas sugestões que podem te ajudar na aplicação dessa metodologia.

Mídia Paga

As campanhas de mídia paga, em geral, possuem em seu core a possibilidade de mensurar dados rapidamente, já que disponibilizam um dashboard com dados completos sobre as campanhas.

Campanhas de anúncios de Google AdWords, Facebook Ads, Instagram, Linkedin e Twitter são as mais comuns dentro de uma área de performance. Dentro de uma estratégia de aquisição em um funil de marketing digital, as ações de mídia paga possuem forte peso.

Análise de Dados

As ferramentas de análise de dados são muito importantes também nas estratégias de marketing digital de resultados. O mais conhecido é o Google Analytics, que vai te ajudar a entender os visitantes do seu site e seu comportamento. O SimilarWeb é uma ferramenta mais atual que tem ajudado muitos profissionais de marketing a direcionar suas ações, já que ela auxilia na identificação de dados dos concorrentes. Existe também o Scup, muito usada para análise de dados e interação dos usuários nas redes sociais. O próprio Facebook possui uma ferramenta para análise de dados em sua plataforma, é o Facebook Audience Insigths (acessível apenas logado). Ele te dá a possibilidade de avaliar dados de usuários de forma mais aprofundado a partir do seu perfil empresarial na rede, por exemplo. Vale dar uma checada.

Existem ferramentas para análise de dados dos mais variados tipos, explore essas possibilidades para melhorar ainda mais suas ações.

Produtividade
Melhoria tem tudo a ver com produtividade, não acha? Por isso, não podíamos deixar de lado algumas ferramentas para sua área ser mais produtiva.

A primeira delas é o Trello, excelente ferramenta para gerenciar tarefas. Você pode incluir outros membros em seu quadro do Trello, designar tarefas, inserir prazos, incluir descrições, checklists e muito mais.

Outra ferramenta que muitas áreas de marketing tem usado para integrar dados é a Pulga. Ela integra dados de pagamentos com outras plataformas como o Slack, Google Drive e etc, ajudando e muito as áreas de marketing e vendas.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Redes sociais

Mais popular

Quer receber dicas de marketing

Receba dicas exclusivas do growth Hacker

Não é spam, são dicas e práticas para você vender mais na internet.

Categorias

Marketing Digital 3.0

Relacionados

Como ganhar dinheiro online através do marketing de afiliados?

Nesta era moderna, as compras online inteligentes se tornaram uma tendência proeminente. O marketing de afiliados se tornou a maior influência do mercado e da indústria em expansão financeira, tornando milhões de pessoas financeiramente livres. O dinheiro não cresce em árvores, mas o marketing de afiliados é a melhor coisa para ganhar dinheiro sentado na frente do computador em qualquer lugar.

O que é marketing de afiliados?

Afiliado marketing é uma tática de marketing baseado em desempenho em que um varejista, tipicamente […]

Como compactar imagens para rankear melhor

Muita gente não sabe, mas a velocidade de carregamento de um site é um dos principais fatores de SEO que o Google leva em consideração para o rankeamento.

Isso significa que, quanto mais leves forem as suas páginas, mais rápidas elas serão — e, consequentemente, mais chances você terá de alcançar as primeiras posições nas buscas. Por isso, compactar imagens é algo extremamente importante.

Neste conteúdo, você vai entender como esse processo funciona e descobrirá como comprimir ou compactar imagens e […]

Os 5 Melhores Programas de Afiliados

Com o aumento do número de pessoas com acesso à internet, o marketing de afiliados aparece como uma boa opção para se ganhar uma segunda renda. Com tantos programas por aí, fica difícil escolher a melhor, pois cada um tem uma maneira diferente de se começar e variadas taxas de comissão.

O que é o Marketing de Afiliados?

O Marketing de Afiliados é uma maneira de ganhar comissões através da promoção de produtos ou serviços para negócios ou companhias, das quais você […]

O que esperar do marketing na música em 2021?

2020 foi um ano turbulento, que mudou a maneira de consumirmos, com tendências que foram aceleradas, enquanto outras acabaram perdendo o sentido. A indústria da música foi uma das mais afetadas, onde teve que se adaptar de vez ao digital, substituindo os shows pelas lives, os ingressos por ouvintes mensais e outras tantas reviravoltas ao longo desses meses. Mas, em 2021: o que esperar do marketing na música?

Inteligência de dados

A inteligência artificial já consegue compor músicas baseadas em análises de […]